Cada história aqui mostra como o apoio de muitos transformou a vida de quem precisava. Juntos, provamos que pequenos gestos geram grandes mudanças.
A família Scarsi dos Santos vive uma rotina de grandes desafios. O Sr. Adejane, com sequelas de poliomielite, cuida da filha e da esposa, ambas acamadas e totalmente dependentes. Eles precisam de apoio para manter os cuidados e garantir uma nova cadeira de rodas ao Sr. Adejane.
Família passa dificuldades com 2 acamados e 1 cadeirante
Roseli, 45 anos, enfrenta sequelas graves de doenças que afetaram sua visão, audição e mobilidade, além de dificultarem sua alimentação. Mesmo com apenas 37 kg, ela trabalha vendendo bebidas no terminal de Maringá. Hoje, precisa de novos óculos e uma cadeira de rodas motorizada para melhorar sua vida.
A bebê Eliza nasceu com atresia esofágica, impedindo-a de mamar e colocando sua vida em risco. Após cirurgia e internação na UTI, seus pais buscaram ajuda da Sky ONG. Com a divulgação da história, apoiadores se uniram e recursos foram arrecadados para custear a internação e os medicamentos.
Eliza: Uma luta pela vida que tocou muitos corações
O Rio Grande do Sul enfrentou uma de suas maiores tragédias. As fortes chuvas deixaram milhares de pessoas desabrigadas. A Sky ONG acompanhou tudo de perto e mobilizou apoio. Cada gesto fez diferença para levar conforto e esperança às famílias afetadas e transformar vidas.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma de suas piores tragédias naturais dos últimos tempos.
A Sky ONG está acompanhando atentamente, o sul do Brasil, que foi afetado por fortes temporais nas últimas semanas e já deixou milhares de pessoas desabrigadas e mortas.
Nesse momento crítico, ajudar as vítimas desse desastre natural é o intuito dessa campanha. Cada gesto de apoio faz a diferença para trazer conforto e esperança, então convidamos a todos para unirmos forças e ajudar as vítimas dos fortes temporais que ainda atingem diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul.
Histórias Transformadas
Roseli é cadeirante e passa muitas dificuldades
Roseli, 45 anos, possui diversos problemas de saúde. A tuberculose e neurotoxoplasmose agravaram ainda mais esses problemas, não apenas pelas doenças em si, mas também devido aos tratamentos agressivos, os quais desencadearam comorbidades e sequelas.
Roseli teve seu pulmão afetado, necessitando de cilindro de oxigênio para dormir, o qual é fornecido pelo SUS. Teve perda auditiva e de visão, usando aparelho de audição e óculos. Outra sequela impactante é a necessidade de se locomover por cadeiras de rodas e a perda de todos os dentes.
Devido a esta última sequela, Roseli estava em tratamento dentário pelo SUS, onde colocou pinos em sua arcada para realização de implante, porém, desde o período da pandemia houve suspensão do serviço e seus pinos infeccionaram, o que dificulta a sua alimentação. Roseli hoje está com 37 kg, mas se desloca todos os dias, em sua cadeira de rodas, até o terminal rodoviário de Maringá-PR para realizar a venda de café, água e refrigerante, para complementar sua renda. Atualmente Roseli necessita trocar os seus óculos e sua cadeira de rodas, que está deteriorada, por uma de modelo motorizado, dobrável e compacta, para que assim tenha mais facilidade de locomoção e possa melhorar sua qualidade de vida.
Histórias Transformadas
Família passa dificuldades com 2 acamados e 1 cadeirante
A família Scarsi dos Santos passa por situações muito difíceis. O Sr. Adejane tem 50 anos e teve poliomielite na infância, o que acarretou na perda dos movimentos de suas pernas e necessita se locomover com cadeira de rodas, especialmente para realizar as atividades rotineiras e auxiliar nos cuidados de sua esposa e filha, que são acamadas.
Sua filha, Gabriela, nasceu com microcefalia e é acamada e sem mobilidade. Necessita de medicamentos de uso contínuo, fraldas e alimentação especial. Os cuidados com Gabriela, que hoje tem 35 anos, se assemelham aos cuidados com um bebê de 6 meses de idade.
Quem sempre auxiliou o Sr. Adejane era sua esposa, Sra. Marilda, mãe de Gabriela. Mas há 3 anos Sra Marilda sofreu um AVC grave, no qual ficou meses internada, o que acarretou a necessidade de realizar traqueostomia e alimentação através de sonda, além de ter perdido o movimento de seus membros superiores e inferiores.
Devido a isso, Sra Marilda necessita de cuidados constantes, com terapias em domicílio, as quais o SUS não fornece, bem como alimentação especial e utilização de fraldas.
Além disso, desde o ano passado, Sra Marilda encontra-se em acompanhamento pelo Hospital do câncer, após uma retirada de 9 nódulos do seio esquerdo, sendo 3 malignos. Isso debilitou ainda mais a sua saúde.
Essa família precisa muito de sua ajuda, para arcar com os custos mensais e conseguir comprar uma nova cadeira de rodas ao Sr. Adejane.
Histórias Transformadas
Família passa dificuldades com 2 acamados e 1 cadeirante
Beatriz, mãe de Eliza, teve uma gestação normal, mas ao chegar as 37 semanas gestacionais, teve alteração na pressão, necessitando realizar uma cesariana.
Ocorreu tudo bem no parto e Eliza nasceu bem. Logo na primeira mamada Eliza regurgitou o leite e na segunda mamada Eliza se afogou, ficando sem respirar por alguns momentos. Foi atendida prontamente e iniciou-se uma investigação para entenderem o porquê Eliza não conseguia mamar.
Depois de alguns testes com Eliza, os médicos diagnosticaram que havia alguma irregularidade com o esôfago da RN e Eliza precisava ser removida para um hospital especializado, mas não havia vagas pela rede pública. Devido a urgência da situação, os pais optaram a internar via particular.
No hospital foi diagnosticado que Eliza possui Atresia Esofágica, com a necessidade de correção via cirurgia e posterior internação em UTI. Eliza realizou a cirurgia, com 5 dias de vida, foi sedada e entubada e ainda se encontra internada em UTI para acompanhamento pós cirúrgico.
Os gastos aumentam todos os dias, pois além da internação e cirurgia terem ocorrido de forma particular, cada dia de internação de UTI tem valor de mais de R$ 7.000 e por isso Eliza precisa de sua ajuda.
Apoiadores da Sky ONG
Nossos apoiadores transformam o mundo em um lugar melhor.
Confira abaixo as vidas que foram impactadas pelo auxílio de nossos parceiros:
Silvanara Aparecida Martins de Oliveira Jutkoski - 12/09/2025
Quando a solidariedade devolve a audição
Silvanara possui deficiência auditiva devido a uma condição hereditária chamada otosclerose, o que acarretou a perda de audição em ambos ouvidos, sendo no lado esquerdo considerada moderada e no direito severa.
Gabriel é uma criança de apenas 1 ano e meio. Com 4 meses de idade sua mãe notou um aumento no tamanho de sua pelve, que em poucos dias foi para a região testicular direita.
Há cerca de 5 anos, Sra. Maria começou a sentir fortes dores nas pernas e percebeu o surgimento de veias muito dilatadas. Para aliviar os sintomas, passou a utilizar meias de compressão.
Para poder realizar uma cirurgia de retirada da vesícula, em 2023, o Sr. Silvar passou por um eletrocardiograma, o qual identificou uma alteração cardíaca.
Diego tem 40 anos e desde que nasceu sofre com alergias muito fortes, que se intensificavam em determinados momentos, chegando a gerar fissuras em sua pele de tanta coceira que causava.
Adriana tem 40 anos de idade e há 3 anos notou uma incontinência urinária, seguida de fortes dores nas costas e por isso procurou auxílio no posto de saúde onde, por meio de diversos exames, não foi detectado causa aparente.
Cirurgias restauram visão e autonomia do Senhor Moisés.
Senhor Moisés estava cortando uma árvore, quando um galho atingiu o seu olho esquerdo. Desde então, Sr. Moisés percebeu que sua visão ficou embaçada e procurou um especialista.
Bruna Thalia descobriu que sofre de falta de oxigenação cerebral
Bruna sofria com problemas respiratórios desde a infância. Aos 14 anos, sofreu uma paralisia facial que não foi bem tratada e intensificou seus problemas.
Silvanara possui deficiência auditiva devido a uma condição hereditária chamada otosclerose, o que acarretou a perda de audição em ambos ouvidos, sendo no lado esquerdo considerada moderada e no direito severa.
Desde 1999 faz uso de aparelho auditivo, que conseguiu custeio através da empresa que seu marido trabalhava na época. Com o agravo da situação e maior perda auditiva, houve necessidade de troca do aparelho, que conseguiu pelo SUS, após 4 anos de espera. Pela otosclerose ser também uma doença de generativa, a situação foi se agravando e houve necessidade de nova troca de aparelho, porém com a longa fila do SUS, teve que esperar e foi quando a ajuda da Sky ONG chegou.
Com auxílio dos apoiadores da Sky ONG, Silvanara ganhou um novo aparelho auditivo, mais moderno e que a faz escutar perfeitamente, mesmo com a gravidade da situação. Silvanara pôde voltar a ter dignidade e autonomia, sem passar constrangimentos por não ouvir corretamente.
Gabriel Santos Silva - 12 / 09 / 2025
Uma nova chance para a infância de Gabriel
Gabriel é uma criança de apenas 1 ano e meio. Com 4 meses de idade sua mãe notou um aumento no tamanho de sua pelve, que em poucos dias foi para a região testicular direita.
Levou Gabriel para a pediatra, que diagnosticou uma hérnia, com possibilidade cirúrgica, mas era necessário confirmar. Sendo assim foi encaminhado para um hospital maior, em outra cidade, mas o médico que o atendeu informou que ele ainda era muito pequeno para realizar a cirurgia e precisaria esperar até 1 ano de idade. Com a espera, a situação foi se agravando e sua mãe novamente procurou auxílio da Secretaria de Saúde e Gabriel foi encaminhado para a fila da cirurgia. Mas ele não podia esperar.
Foi quando a mãe de Gabriel conheceu a Sky ONG, contou a sua história, passou por visita da assistente social, que validou a necessidade do auxílio. Assim, os apoiadores entraram em ação e puderam viabilizar a cirurgia de Gabriel, que hoje já pode levar uma vida tranquila, como toda criança merece ter.
Maria Barbosa Pizani - 12 / 09 / 2025
Sra. Maria venceu a dor com solidariedade
Há cerca de 5 anos, Sra. Maria começou a sentir fortes dores nas pernas e percebeu o surgimento de veias muito dilatadas. Para aliviar os sintomas, passou a utilizar meias de compressão.
Após contrair Chikungunya seu quadro de saúde se agravou, com dores mais intensas nas pernas e constante cefaleia. Ao consultar um médico, foi constatado que a veia safena estava gravemente comprometida e que, mesmo com o uso de medicação, seria necessário realizar cirurgia.
Diante da urgência do caso, Sra. Maria conseguiu apoio da Sky ONG, que através de auxílio financeiro de doadores, pode realizar a cirurgia da retirada da safena.
Hoje, Sra. Maria está se recuperando da cirurgia e já se sente aliviada, por ter encontrado apoio em um momento que tanto precisou de ajuda.
Silvar Rodrigues de Oliveira - 12 / 09 / 2025
A cirurgia que devolveu a paz ao Sr. Silvar
Para poder realizar uma cirurgia de retirada da vesícula, em 2023, o Sr. Silvar passou por um eletrocardiograma, o qual identificou uma alteração cardíaca.
Ao consultar um cardiologista, foi indicado um cateterismo, que constatou duas veias obstruídas, comprometendo cerca de 70% da circulação sanguínea. Dessa forma indicada a angioplastia, procedimento essencial não apenas para reduzir a quantidade de medicamentos de uso contínuo, mas principalmente para evitar complicações graves em outros órgãos.
O Sr. Silvar já está há mais de um ano aguardando a cirurgia pelo SUS, mas o risco de um infarto é elevado e pode ser fatal. Diante dessa situação, Sr. Silvar buscou o apoio da Sky ONG para custear a cirurgia e através de nossos apoiadores foi possível levantar os recursos financeiros necessários.
Hoje, já recuperado, Sr. Silvar pode viver tranquilo, sem receios de executar suas atividades cotidianas.
Diego - 10 / 06 / 2025
Diego recupera a qualidade de vida
Diego tem 40 anos e desde que nasceu sofre com alergias muito fortes, que se intensificavam em determinados momentos, chegando a gerar fissuras em sua pele de tanta coceira que causava.
Diego precisava descobrir o que causava essa coceira intensa e machucados em sua pele e por meio de apoiadores da Sky ONG conseguiu realizar consultas em diversos profissionais especialistas, que diagnosticaram a Psoríase. Também por meio dos apoiadores da Sky ONG, Diego conseguiu o custeio de toda medicação para tratamento da condição, que é de alto custo.
Ainda necessita de cuidados contínuos, mas, agora diagnosticado e medicado, pode voltar a sua rotina de vida.
Adriana Alves de Souza - 28 / 03 / 2025
Uma nova chance para Adriana
Adriana tem 40 anos de idade e há 3 anos notou uma incontinência urinária, seguida de fortes dores nas costas e por isso procurou auxílio no posto de saúde onde, por meio de diversos exames, não foi detectado causa aparente. Com o passar do tempo os escapes urinários intensificaram a frequência, até que, mesmo com dificuldade financeira, optou por realizar uma consulta particular com um especialista, que descobriu uma separação anormal entre o músculo do reto e do abdome, chamada diástase.
Dessa forma, Adriana foi encaminhada para a realização da cirurgia de correção de diástase abdominal pelo SUS, porém a longa demora fez com que sua situação se agravasse ainda mais. Por meio dos apoiadores da Sky ONG, Adriana conseguiu realizar a cirurgia que tanto precisava para poder voltar a ter uma vida normal, com qualidade e sem comprometimento da execução de suas tarefas cotidianas.
Madalena Lopes - 28/03/2025
Madalena e a luta contra a perda da visão
Madalena tem 69 anos de idade e desde os 7 anos de idade utiliza óculos para correção de estrabismo.
Sr. Denilson tem fortes dores nas pernas, em especial ao final do dia. Sempre pensou que a causa fosse suas atividades laborais, pois fica muito tempo em pé.
Giovanna supera dores e recupera qualidade de vida
Giovanna é uma jovem de 23 anos que descobriu uma pedra na vesícula durante sua gestação. Essa condição gerava incômodos constantes, mas ao ir ao médico, não foi recomendado medicamentos ou cirurgia, por estar gestante.
Associação amplia suporte a mulheres em vulnerabilidade
O “Vencer é Possível” é uma Associação Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de atender mulheres maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo moradia provisória.
Genildo Nunes realizou a cirurgia que tanto precisava
Senhor Genildo foi diagnosticado com esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e pedra na vesícula, após sentir fortes dores enquanto realizada o seu trabalho de pedreiro.
Em 1985, senhor Aquelino trabalhava em uma pedreira quando sofreu um acidente e uma pedra atingiu o seu olho esquerdo, ocasionando problemas em sua visão.
A jornada de Larissa na luta contra a Endometriose Profunda
Larissa possui uma doença autoimune rara, que causa diversas inflamações em seu corpo e devido a isso, sempre sentiu fortes dores, que foram aumentando com o passar do tempo.
Aos 72 anos de idade, Maria precisou de prótese no quadril
Senhora Maria sempre trabalhou na zona rural mas, após o falecimento de seu esposo, ela precisou se mudar com as 2 filhas pequenas para a cidade e iniciou seus trabalhos como secretária do lar, aos 46 anos de idade.
Madalena tem 69 anos de idade e desde os 7 anos de idade utiliza óculos para correção de estrabismo. Com o passar do tempo e da idade, foi notando maior dificuldade em enxergar, atrapalhando sua mobilidade cotidiana. Diante disso, Madalena procurou um especialista que detectou uma infecção em ambos os olhos, além de catarata, sendo indicado realizar com urgência a cirurgia corretiva, para evitar o desenvolvimento de glaucoma e, por consequência, risco de perda total da visão. Porém, antes de realizar a cirurgia, Madalena precisou realizar 40 dias de medicações para combater a infecção, o que já se apresentou uma demora significativa de tempo para realização da cirurgia.
Devido a urgência de seu caso e por meio dos apoiadores da Sky ONG, Madalena pôde realizar a cirurgia corretiva em ambos os olhos e voltar a enxergar melhor, tendo sua autonomia para realizar as tarefas cotidianas e voltar a realizar o seu hobby, que é a leitura bíblica.
Claudemiro Barros - 28 / 03 / 2025
Cuidado e esperança: a jornada do Sr. Claudemiro
Há 4 anos Sr. Claudemiro foi diagnosticado com diabetes e desde então faz uso de medicação contínua. Começou a sentir fortes dores no peito e não procurou ajuda, pois atribuiu as dores à medicação. Com o passar do tempo, as dores foram se intensificando e Claudemiro procurou ajuda na UBS, realizando um raio x do tórax, onde foi identificado um aumento de tamanho anormal de seu coração. Então foi encaminhado para consulta com o especialista cardiologista pelo SUS. Devido a longa fila de espera, Sr. Claudemiro procurou um hospital em sua região, que atende com valor social, onde foi identificado a necessidade da realização de um cateterismo, com caráter de urgência, para evitar riscos de infarto, além de medicação de uso contínuo.
Através dos apoiadores da Sky ONG, Sr. Claudemiro conseguiu realizar o procedimento de cateterismo sem demora e agora pode ficar tranquilo, sem receio de ocorrer um infarto a qualquer momento, além de poder voltar a exercer suas atividades cotidianas, visto que houve melhora significativa em seu quadro de dor.
Sr. Denilson - 28 / 03 / 2025
Sr. Denilson descobriu que tem risco de trombose
Sr Denilson tem fortes dores nas pernas, em especial ao final do dia. Sempre pensou que a causa fosse suas atividades laborais, pois fica muito tempo em pé. Nos últimos 3 anos suas dores se intensificaram e foi encaminhado a um médico vascular, que, após realização de exames, detectou que suas veias safenas estavam comprometidas, sendo necessária a realização de cirurgia para evitar uma trombose.
Há 3 anos na fila de espera para realização da cirurgia pelo SUS, ainda não chegou a vez de Sr. Denilson e seu estado de saúde piorava a cada dia. Porém, com ajuda dos apoiadores da Sky ONG, foi possível a realização da cirurgia e assim, Densilson pode voltar as suas atividades cotidianas, realizando o seu trabalho com muito mais facilidade e livre de dores.
Micaelli - 28 / 02 / 2025
Micaelli precisava de ajuda para enxergar melhor
Micaelli sempre teve problemas em sua visão e desde 8 anos de idade sentia dificuldades em enxergar. Foi diagnosticada com astigmatismo e ceratocone e aos 14 anos sua visão piorou. Foi em diversos médicos para verificar a possibilidade da cirurgia corretiva de grau, mas, como ainda não havia estabilizado, a realização da cirurgia não era possível.
Micaelli faz uso de óculos, mas ainda assim sente muito desconforto e tontura. Hoje, com 23 anos de idade o seu grau estabilizou em 6,5 de astigmatismo em cada olho, já sendo possível a realização da cirurgia corretiva de grau. Com ajuda dos apoiadores da Sky ONG, Micaelli conseguiu realizar a cirurgia corretiva de grau e agora já consegue enxergar bem sem o auxílio dos óculos, podendo realizar suas atividades cotidianas com muito mais facilidade.
Giovanna - 28 / 03 / 2025
Giovanna supera dores e recupera qualidade de vida
Giovanna é uma jovem de 23 anos que descobriu uma pedra na vesícula durante sua gestação. Essa condição gerava incômodos constantes, mas ao ir ao médico, não foi recomendado medicamentos ou cirurgia, por estar gestante.
Após o nascimento de sua filha e com a intensificação das dores, Giovanna procurou o posto de saúde de sua região, mas o médico recomendou que fosse realizada a cirurgia apenas após o período de amamentação de seu bebê.
Com diversas crises de dores ocorrendo, Giovanna procurou um especialista, que recomendou realizar a cirurgia via laser, que é um procedimento mais tranquilo e de alta mais rápida, porém um procedimento de custo financeiro elevado.
Diante do agravo da situação, Giovanna conseguiu realizar a sua cirurgia via laser com o auxílio apoiadores da Sky ONG e agora pode ter mais qualidade de vida, cuidando de sua filha sem a intensas dores que a acompanhavam por muito tempo.
Associação amplia suporte a mulheres em vulnerabilidade
O “Vencer é Possível” é uma Associação Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de atender mulheres maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo moradia provisória.
A associação tem capacidade máxima para atender simultaneamente 20 mulheres, mas devido a falta de recursos, está conseguindo atender apenas metade dessa capacidade.
Para que a associação possa solicitar verbas governamentais, em especial da Secretaria de Assistência Social, algumas normativas devem estar de acordo com a Vigilância Sanitária do Município, como a construção do muro de arrimo.
Com ajuda de apoiadores da Sky ONG, foi possível viabilizar a construção desse muro e agora a associação já está apta a solicitar verbas governamentais para continuar com o seu trabalho de assistência social.
Sr. Valmir recupera a visão e sua qualidade de vida
Sr. Valmir é motorista e montador de móveis e possui dificuldades para enxergar e desde os 7 anos de idade utiliza óculos. Com laudo de miopia e estigmatismo, seu grau foi aumentando cada vez mais, chegando em 13 graus. Em 2023 descobriu a Ceratocone, uma doença que causa afinamento e projeção da córnea ocular.
A visão de Sr. Valdomir foi ficando cada vez mais turva, o impedindo de exercer suas funções cotidianas e, em consulta com oftalmologista, foi recomendado a cirurgia para colocação de lente fixa.
Com ajuda dos apoiadores da Sky ONG, Sr. Valmir conseguiu realizar os exames necessários e a cirurgia nos 2 olhos, podendo voltar a enxergar melhor e assim, voltar a exercer suas funções laborais e cotidianas com mais tranquilidade.
Jackson
Tratamento odontológico devolve sorriso e autoestima a Jackson
Jackson nasceu com Amelogênese imperfeita, uma condição rara que causa má formação no esmalte dental. Desde criança sente muitas dores na arcada dentária e recorrência de cáries, pois não tem o esmalte que causa proteção.
Sempre realizou tratamento pela rede pública de saúde, mas o serviço foi suspenso, o que acarretou a perca total da arcada dentária superior, prejudicando não só sua alimentação, mas também sua autoestima.
Hoje, com 30 anos, o sonho de Jackson era poder sorrir com dignidade e com a ajuda dos apoiadores da Sky ONG, isso foi possível. Jackson realizou todo o tratamento odontológico necessário e agora não precisa mais ter vergonha do seu sorriso.
Cirurgias restauram visão e autonomia do Senhor Moisés
Senhor Moisés estava cortando uma árvore, quando um galho atingiu o seu olho esquerdo. Desde então, Sr. Moisés percebeu que sua visão ficou embaçada e procurou um especialista.
Em consulta com o especialista, foi constatado catarata em ambos os olhos e ceratocone, que é caracterizado pela deformação progressiva da curvatura da córnea, o que pode comprometer significativamente a visão. Diante disso, foi recomendado a cirurgia de catarata e implante de lente para evitar a perda de visão.
Através dos apoiadores da Sky ONG, Senhor Moisés conseguiu realizar os procedimentos necessários e hoje já pode enxergar melhor e exercer todas as suas atividades cotidianas com autonomia.
Após longa espera, Josiane trata infecção gástrica
Josiane tem 31 anos e há mais de 3 anos convive com desagradáveis sintomas gastrointestinais. Depois de passar por diversos médicos, conseguiu realizar uma endoscopia, através do SUS, que identificou uma bactéria alojada em seu estômago, que também afeta o seu intestino grosso e por isso necessita realizar uma cirurgia no Sistema Digestivo.
Ao longo desses 3 anos, Josiane está na fila do SUS no aguardo da cirurgia e enquanto aguarda, ela própria custeia seus medicamentos, pois esses não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Sua saúde está muito debilitada, além de seu psicológico muito abalado.
Mas, Josiane encontrou a Sky ONG e, através de apoiadores, a sua cirurgia foi custeada. Hoje ela se encontra em recuperação, mas muito animada com a possibilidade de retomar sua vida e suas atividades laborais.
Carlos
Cirurgia cardíaca salva vida de trabalhador com apoio
Carlos tem 55 anos e há 4 meses sentiu fortes dores no peito, mas, como trabalha como encarregado de depósito, imaginou ser uma dor muscular. Com a insistência da dor, procurou um cardiologista para investigação, o qual solicitou exames e posteriormente um cateterismo.
Após a realização do cateterismo, foi constatado a obstrução de 2 artérias e como consequência, a necessidade de realização de cirurgia de ponte de safena, em caráter de urgência.
Carlos corria risco de vida, mas com ajuda dos apoiadores da Sky ONG, conseguiu realizar a cirurgia na rede particular de saúde e hoje está se recuperando para em breve poder voltar as suas atividades cotidianas.
Madalena Lopes - 28 / 03 / 2025
Senhora Maria precisa da cadeira de rodas devido a Artrose
Senhora Maria é uma pessoa de idade avançada e devido a condição de artrose não consegue se locomover sem o auxílio de cadeira de rodas.
Com o apoio dos parceiros da Sky ONG, senhora Maria realiza sessões de fisioterapia e, no decorrer de uma das sessões foi detectado que Maria estava com comprometimento auditivo, o que foi confirmado através de exames realizados pelo SUS.
Após o diagnóstico, está na fila de espera do SUS para recebimento do aparelho auditivo. Os apoiadores da Sky ONG também auxiliaram nessa situação e intermediaram na compra do aparelho auditivo que senhora Maria tanto precisava, para poder ter mais autonomia em seu cotidiano.
Rodrigo, nasceu prematuro e adquiriu paralisia cerebral
Hoje, com 31 anos, faz uso contínuo de fraldas e se locomove através de uma cadeira de rodas manual antiga, já desgastada pelo tempo de uso.
Os apoiadores da Sky ONG ajudaram na causa de Rodrigo, intermediando a compra de uma cadeira de rodas motorizada para que assim ele possa ter mais autonomia e conforto nas atividades de seu dia a dia.
Senhor Adenir tem dificuldade de respiração
Senhor Adenir é caminhoneiro e foi diagnosticado pelo médico do SUS com Apneia grave, que causa dificuldade em seu sono por perda de oxigenação. Essa perda de oxigenação pode gerar danos cerebrais, risco de infarto, derrame e AVC.
Por recomendação médica, foi indicado a realização de cirurgia de Desvio Séptico, e através dos apoiadores da Sky ONG senhor Agenor conseguiu realizar a cirurgia, melhorando sua qualidade de vida, e facilitando o seu cotidiano no desenvolvimento de suas atividades laborais.
Bruna Thalia descobriu que sofre de falta de oxigenação cerebral
Bruna sofria com problemas respiratórios desde a infância, quando realizou uma cirurgia de adenoide para melhorar sua qualidade de vida. Aos 14 anos, sofreu uma paralisia facial que não foi bem tratada e intensificou seus problemas.
Após uma gestação complicada com muita fadiga, descobriu-se que Bruna sofre de falta de oxigenação cerebral e apneia do sono, necessitando de cirurgia ortognática da face, a qual não é ofertada pelo SUS.
Por intermédio dos apoiadores da Sky ONG, Bruna conseguiu realizar a cirurgia e agora pode seguir sua vida tranquilamente, sem cansaços e fadiga.
Genildo Nunes realizou a cirurgia que tanto precisava
Senhor Genildo foi diagnosticado com esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e pedra na vesícula, após sentir fortes dores enquanto realizada o seu trabalho de pedreiro.
Foi encaminhado para a cirurgia, mas devido a longa fila pelo SUS, ainda não tem previsão de data para realização. Enquanto aguardava na fila para realização da cirurgia, senhor Genildo estava ficando debilitado, com fortes dores, vômito e grande perda de peso, não conseguindo mais exercer sua atividade profissional, que requer muito de seu estado físico.
Com o intermédio dos apoiadores da Sky ONG, Senhor Genildo conseguiu realizar a cirurgia que tanto precisava, podendo voltar as suas atividades cotidianas, inclusive à sua rotina de trabalho.
Uma pedra atingiu o olho do Senhor Aquelino
Em 1985, senhor Aquelino trabalhava em uma pedreira quando sofreu um acidente e uma pedra atingiu o seu olho esquerdo, ocasionando problemas em sua visão.
Com o avanço da idade, sua visão estava piorando, afetando sua rotina, devido a dificuldade de enxergar. Houve indicação médica da realização de cirurgia de catarata (facectomia).
Com ajuda dos apoiadores da Sky ONG, Senhor Aquelino conseguiu realizar a cirurgia e agora consegue ter uma vida melhor e realizar suas atividades cotidianas com independência.
A jornada de Larissa na luta contra a Endometriose Profunda
Larissa possui uma doença autoimune rara, que causa diversas inflamações em seu corpo e devido a isso, sempre sentiu fortes dores, que foram aumentando com o passar do tempo. Após realizar diversos exames, como ressonâncias e ultrassons, Larissa descobriu uma endometriose profunda, com aderências e fibroses nos tecidos e ligamentos dos paramétrios, na cavidade abdominal fora do útero.
Esse tipo de endometriose é o mais severo, pois se não tratado corretamente, pode comprometer outros órgãos e o bom funcionamento do seu organismo. Larissa vem fazendo tratamento paliativo para aliviar as dores pélvicas e lombar, com uso de medicamentos, inclusive hormonais, enquanto aguarda a realização da cirurgia robótica de videolaparoscopia.
Com o auxílio dos apoiadores da Sky ONG, Larissa conseguiu realizar a cirurgia para retirada de todos os focos de endometriose, restaurando a anatomia e preservando a função de todos os seus órgãos.
Rodrigo corria risco de ficar sem a mobilidade do braço esquerdo
Rodrigo sofreu uma queda de 7 metros de altura enquanto trabalhava como eletricista, o que ocasionou uma fratura significativa em seu braço esquerdo. Ao ser atendido pelos médicos, identificou-se a necessidade de cirurgia para colocada de placa de titânio e parafuso e dessa forma entrou na fila do SUS para aguardo.
A demora no atendimento poderia ocasionar diversos problemas em seu membro superior, como perder a mobilidade de punho. Mas, por intermédio do apoiador FORTLUB, Rodrigo conseguiu realizar a cirurgia e em breve poderá retornar as suas atividades cotidianas e laborais.
Rosineide tinha risco de perder sua visão
Rosineide possui uma doença ocular chamada de Degeneração Macular, que causa o envelhecimento precoce da visão, podendo acarretar cegueira permanente. Para evitar que isso ocorra, o médico que a acompanha indicou realizar o Tratamento de Valeda, que são aplicações de luzes no fundo do olho, tratamento não ofertado pelo SUS.
Devido ao alto custo do tratamento, Rosineide pediu auxílio e, por intermédio do apoiador FORTLUB, já conseguiu realizar 9 sessões deste tratamento e ainda realizará as 9 sessões finais.
Idoso tem 2 episódios de AVCs isquêmicos
Senhor Agenor tem 88 anos e desde que sofreu seu primeiro AVC isquêmico é cuidado por sua neta. Após seu segundo AVC isquêmico, Sr. Agenor perdeu a mobilidade do lado esquerdo de seu corpo, necessitando assim do uso de cadeira de rodas para sua mobilidade. Na maior parte do dia, Sr Agenor passa acamado. Como é muito idoso e debilitado, acaba se tornando muito moroso o deslocamento para realização das sessões semanais de fisioterapia, que auxiliam na melhora de sua qualidade de vida. Com intermédio do apoiador FORTLUB, Sr. Agenor conseguiu custear as sessões de fisioterapia e exames para averiguação da causa de seus AVCs e assim, minimizar as chances que novos episódios voltem a ocorrer.
Cirlene teve poliomielite após tomar uma dose de vacina que não surtiu efeito
Mesmo após ser vacinada contra a doença, Cirlene adquiriu Poliomielite (Paralisia Infantil), que acarretou sequelas em seus membros inferiores. Com o avanço de sua idade e com seu crescimento, suas pernas ficaram com tamanho desnivelado, necessitando utilizar bengalas para auxiliar o seu caminhar.
Mesmo com a utilização de bengala, a qualidade de vida de Cirlene não era boa, pois o desnivelamento de suas pernas acarretava em quedas e consequentemente fraturas em seu corpo.
Por intermédio do apoiador FORTLUB, Cirlene conseguiu adquirir uma órtese para seus membros inferiores, dando mais autonomia para que ela possa exercer suas atividades cotidianas e melhora na sua qualidade de vida.
Aos 72 anos de idade, Maria precisou de prótese no quadril
Senhora Maria sempre trabalhou na zona rural mas, após o falecimento de seu esposo, ela precisou se mudar com as 2 filhas pequenas para a cidade e iniciou seus trabalhos como secretária do lar, aos 46 anos de idade.
No trajeto para o trabalho, sofreu um acidente ao descer do ônibus, no qual fraturou 1 costela. Seguiu com dores por mais de 18 meses até que lhe foi solicitado uma ressonância magnética, que apontou um desgaste em estágio avançado em seu quadril.
Aos 72 anos de idade, Maria estava aguardando na fila do SUS para poder realizar a cirurgia de Artoplastia, mas por intermédio do apoiador FORTLUB, Maria conseguiu realizar a cirurgia e agora pode caminhar sem mais dores em seu corpo.